Quem nunca se perguntou por que os insetos são atraídos pela luz artificial?

quarta-feira, 27 de abril de 2011


É comum vermos os insetos irem em direção a luz como se estivessem hipnotizados e muitas vezes morrem ali mesmo sem ao menos saber o motivo. Existem diversas especulações e idéias propostas pelos cientistas, mas podemos dizer que isso acontece principalmente porque os insetos usam a luz para se orientar. Desde os tempos antigos quando não havia luz artificial, os insetos se orientavam por uma única luz, sendo esta a luz do luar, e como não havia outras luzes eles se orientavam por aquela única luz que tinham como instrumento de navegação que faziam com que voassem em linha reta sem riscos de colidir com algo. Hoje, no entanto já não é assim. Os insetos voam em direção a luz até colidir com ela e, muitas vezes, esse extinto é tão forte que não podem evitar e acaba sendo maior que a própria vida.

3 comentários:

  1. Cara gostei dessa explicação, você viu em algum artigo ou coisa do tipo?
    Fiquei curioso depois que meu professor de entomologia disse um uma aula que até agora não sabem precisamente o porque dos insetos serem atraídos pela luz, só que seria um extinto sabe

  1. Anônimo disse...:

    Dr. Mahmood Bahmanyar (Diretor do Instituto Pasteur do Irã), com quem estagiei no programa de pesquisas sobre a peste bubônica em PE, em 1966 (!), me falou que os insetos "imaginariam" a luz como um orifício para sair da escuridão, assim, seguem em direção a possível "abertura". Ele era pesquisador em doenças tropicais (a serviço da WHO), mas, apesar de na época eu não ter encontrado nada na literatura sobe esse aspecto, sua idéia, apesar de um tanto folclórica e certamente de difícil comprovação, poderia, quem sabe, ser mais uma possível explicação, além da orientação pela luz da lua e do sol. Vale o registro.
    Galileu Coelho, Biólogo-Ornitólogo.

Postar um comentário